Via: Meu Usado Novo
Manter seu carro em condições ideais é uma tarefa que nunca pode ser negligenciada. A manutenção correta de pneus, amortecedores, óleos lubrificantes, sistemas de freios e outros elementos é inevitável. Porém, existem alguns hábitos que podem acelerar os processos de deterioração e causar algum tipo de dano no carro, fazendo com que a manutenção seja mais cara ou exigida antes do previsto.
São pequenas manias do motorista que de alguma forma prejudicam determinadas peças do carro ou até sistemas inteiros. Então, confira 4 hábitos que podem causar dano no seu carro.
1 – Dirigir com o pé apoiado na embreagem
A embreagem é uma peça fundamental para o funcionamento de um carro. Ela é a responsável por realizar o desacoplamento que possibilita a troca de marchas e o arranque do veículo.
Quando o motorista cria o hábito de dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, está fazendo com que a vida útil do sistema seja severamente comprometida. Por menor que seja, o peso do pé sobre o pedal faz com que o disco de embreagem seja levemente (muito levemente mesmo) acionado. Isso é suficiente para fazer com que sua embreagem dure muito menos.
2 – Andar com pouco combustível
Usar o seu carro com o combustível constantemente na reserva pode lhe trazer mais problemas do que você pode imaginar. Você pode acabar parado no meio da rua sem entender o que causou o dano no carro, que simplesmente não liga mais.
O combustível sai do tanque e chega ao motor por meio de uma bomba. Essa bomba funciona imersa no líquido e é refrigerada por ele. A partir do momento que o nível do combustível baixa, a peça deixa de ser corretamente resfriada. Isso pode (e provavelmente irá) danificar a bomba de forma precoce.
Se você não quer ficar na mão, mantenha seu carro com, pelo menos, um quarto do tanque de combustível cheio.
3 – Frear enquanto passa por buracos e quebra-molas
Sabe quando você não vê um quebra-molas ou um buraco e acaba freando em cima dele? Se você passar por um deles com o pé no freio, pode destruir a vida útil de todo o sistema de frenagem.
Isso acontece porque os discos, pinças e pastilhas de freio acabam recebendo o impacto causado pelo contato com o obstáculo. E nenhum deles está preparado para isso.
Então, caso você se encontre em uma situação como essa, freie o máximo de tempo que puder, mas solte o pedal antes que o carro atinja o quebra-molas ou o buraco — dos males, o menor.
4 – Girar o volante com o carro parado
A direção hidráulica é literalmente uma mão na roda na hora de manobrar um carro. Mas você pode danificá-la seriamente se não souber usá-la do jeito certo.
Quando você for manobrar o seu carro, evite o máximo que puder girar o volante com o veículo parado. Isso exige do sistema hidráulico da direção um esforço bem maior do que o que ela pode oferecer. Assim, os retentores e outras peças da direção podem ser danificados. Vazamentos do óleo da direção também podem ocorrer.
Além disso, também não é correto girar o volante até o fim do curso da direção. Isso pode danificá-la ou comprometer de forma severa a sua vida útil.
Enfim, manter um carro em boas condições exige mais que trocar os pneus e o óleo na hora certa. Dirigir de forma correta e sem maus hábitos é fundamental para garantir que o veículo esteja sempre inteiro e evitar gastos desnecessários ou prematuros. Alguns erros bobos podem causar dano no carro, então fique sempre atento. Cuidar do seu carro é bom para o bolso e fundamental para a segurança!
Fonte: Meu Usado Novo | www.meuusadonovo.com.br
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br