7 dicas sobre pneus de carro

Via: Mãos ao Auto

O estado do conjunto de pneus do seu carro são de máxima importância para uma direção responsável e defensiva. É nele que a força final do motor atua. Todos os pneus são exigidos mais do que qualquer outra componente do seu carro.

O motor tem óleo para preservar suas peças internas do atrito. O mesmo pode se afirmar da caixa de marcha. A suspensão é o conjunto de peças que mais se aproxima da carga suportada por um pneu: possui borrachas nas suas pontas e articulações. É um conjunto que se ajuda a “suspender” o carro e suportar as condições de nossas vias. Mas o pneu conta apenas com a qualidade e o estado de seus componentes: marca, borracha, e calibragem. E também conta com a vistoria do motorista

Um pneu é a peça do seu carro que roda, suporta o peso do carro e passageiros, faz curvas, suporta o atrito de freadas e outras condições do dia a dia. Tudo isso em contato direto com o solo, asfalto ou terra, e muitas vezes: pedras. Ele é capaz de levar sua própria carga e fardos além do imaginado por engenheiros. E o que controla isso? Borracha, ar, algum poliéster, e aço. Um verdadeiro super-homem do seu carro. Não é um conjunto de suma importância?

Nesse post daremos algumas dicas sobre como ficar atento ao estado do pneu do seu carro e como ter um produto de qualidade e confiança

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Borracharia não é oficina de pneus

Sete dicas sobre pneus de carro

  1. Procure usar o pneu recomendado pelo fabricante. A diferença de preço pode ser pouca se comparada com o fato que os pneus recomendados foram testados em várias situações. Se houver um recall da marca não deixe de cumprir as recomendações do fabricante.
  2. Nunca instale câmaras de ar em pneus que saíram de fábrica sem elas e fique atento a calibragem deles.
  3. Procure por oficinas especializadas em pneus, com as ferramentas corretas para avaliar e trocar os pneus. Essas oficinas tem até como encaminhar pneus trocados para a reciclagem adequada. Borracharias foram feitas para emergências de furos e não de troca e compra de pneus. Eles precisam de calibragem, alinhamento e balanceamento.
  4. Não troque apenas um pneu. Opte por trocar pelo menos os do mesmo eixo, aos pares (dianteiros ou traseiros).
  5. Fique atento a posição dos pneus, principalmente em borracharias. Sim, pneus tem lado correto de instalação. Encontramos isso quase sempre gravado nos pneus – normalmente em inglês – qual o lado que deve ficar para dentro ou para fora.
  6. Fique atento a essa dica: no caso de instalação de um pneu novo, ele começa a ter uma aderência melhor a partir dos 150 quilômetros rodados. Seria como amaciar os pneus? Pode ser entendido dessa maneira.
  7. Jamais circule com pneus em mau estado. Bolhas, furos e desgastes exagerado (pneu careca) são sinais que eles já deveriam estar há bastante tempo na reciclagem. Não existe gambiarra em pneus.

É bom lembrar que pneus também têm prazo de validade. Mesmo sem rodar muito, eles podem rachar e perder suas características de fábrica. Cinco anos é a média desse prazo e também está gravado (em código) nas laterais do pneu. Outra dica extra é lembrar que o carro tem cinco pneus. Sim, é bom tratar da mesma forma o estepe. Afinal, ele é usado em emergências e quase sempre fica esquecido e escondido no seu lugar.

Fonte: Mãos ao Auto | www.maosaoauto.com.br
Postado por: Loja JB  | www.lojajbtecidos.com.br

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