Bom atendimento ou bons produtos?

revestimento-automotivo

Podemos dizer que dois fatores são importantes para definir o mercado atualmente.

Um é que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. E o segundo é em relação à competitividade.

Pelo fato de as pessoas serem exigentes, elas esperam ser bem atendidas e consumir produtos de qualidade quando vão a algum estabelecimento. Se isso não acontecer, elas procuram a concorrência.

Diante desse cenário, uma das grandes dúvidas que envolve os empreendedores é: como conquistar os consumidores e obter o sucesso e manter a qualidade dos serviços?

Tapeceiro: sucesso com a venda de revestimentos automotivos: 

A tapeçaria automotiva é um segmento tradicional, onde é recorrente a captação de clientes pelo boca a boca, de modo que a pessoa chegue até uma oficina após a indicação de conhecidos.

Essa não é a única, mas é uma fonte importante de consumidores e que não deve ser minimizada pelo tapeceiro.

Mas já parou para analisar se o cliente que indica seus serviços ele o faz por conta do bom atendimento, dos produtos ou por ambos?

Vamos analisar 3 cenários abaixo, para você entender melhor a importância de ter um bom atendimento somado à boa qualidade dos produtos.

  1. Bom atendimento e produtos de baixa qualidade 

Se o possível cliente chega a seu estabelecimento e é bem recebido pelos funcionários, que demonstram atenção e cuidado, ele vai se sentir bem.

Porém, ao apresentar os produtos, ele percebe que não são de boa qualidade.

Ou mesmo ele pode fechar negócio, mas, em pouco tempo, o revestimento automotivo aplicado, por exemplo, rasga-se e evidencia sua baixa qualidade.

Essa pessoa ficará satisfeita, fará reclamações e dificilmente voltará a fazer negócios em seu estabelecimento.

  1. Produto de qualidade e atendimento ruim 

Agora pense que esse cliente veio até sua loja após se decepcionar com o serviço de uma concorrente, onde o serviço e a qualidade dos produtos não eram bons.

Mas agora ele é mal atendido pelos seus funcionários, que parecem pouco interessados em ajudar a solucionar seu problema ou não sabem muito bem o que fazer.

Porém, dessa vez os produtos são de melhor qualidade que no local anterior.

Ele pode até comprar de você, para resolver logo o problema, mas, em outra oportunidade, vai preferir procurar um outro estabelecimento.

Ou pode, inclusive, desistir da compra por se desanimar com o atendimento recebido. Ele acaba vendo só o lado negativo.

  1. Bom atendimento e bons produtos 

Imagina agora um estabelecimento onde o cliente é bem recebido, os funcionários são bem treinados, os produtos são de qualidade, porque sua loja conta com bons fornecedores, dentre outras qualidades.

E, mesmo que a opção escolhida não tenha na loja, logo o vendedor faz contato com seu fornecedor e encomenda o tecido automotivo requerido.

Feliz por finalmente conseguir uma solução final ao seu problema, ele recomenda sua loja a todos os conhecidos.

Por que não oferecer bom atendimento e bons produtos juntos em um mesmo local?

Você conquista seu cliente, recebe recomendações e ele vai voltar outras vezes, quando for necessário.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram locais capazes de oferecer soluções completas.

Para isso, treine e capacite seus funcionários. Defina padrões de atendimento e conte com um fornecedor de qualidade.

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Até a próxima!

Postado por: Loja JB  | www.lojajbtecidos.com.br

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