Podemos dizer que dois fatores são importantes para definir o mercado atualmente.
Um é que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. E o segundo é em relação à competitividade.
Pelo fato de as pessoas serem exigentes, elas esperam ser bem atendidas e consumir produtos de qualidade quando vão a algum estabelecimento. Se isso não acontecer, elas procuram a concorrência.
Diante desse cenário, uma das grandes dúvidas que envolve os empreendedores é: como conquistar os consumidores e obter o sucesso e manter a qualidade dos serviços?
Tapeceiro: sucesso com a venda de revestimentos automotivos:
A tapeçaria automotiva é um segmento tradicional, onde é recorrente a captação de clientes pelo boca a boca, de modo que a pessoa chegue até uma oficina após a indicação de conhecidos.
Essa não é a única, mas é uma fonte importante de consumidores e que não deve ser minimizada pelo tapeceiro.
Mas já parou para analisar se o cliente que indica seus serviços ele o faz por conta do bom atendimento, dos produtos ou por ambos?
Vamos analisar 3 cenários abaixo, para você entender melhor a importância de ter um bom atendimento somado à boa qualidade dos produtos.
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Bom atendimento e produtos de baixa qualidade
Se o possível cliente chega a seu estabelecimento e é bem recebido pelos funcionários, que demonstram atenção e cuidado, ele vai se sentir bem.
Porém, ao apresentar os produtos, ele percebe que não são de boa qualidade.
Ou mesmo ele pode fechar negócio, mas, em pouco tempo, o revestimento automotivo aplicado, por exemplo, rasga-se e evidencia sua baixa qualidade.
Essa pessoa ficará satisfeita, fará reclamações e dificilmente voltará a fazer negócios em seu estabelecimento.
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Produto de qualidade e atendimento ruim
Agora pense que esse cliente veio até sua loja após se decepcionar com o serviço de uma concorrente, onde o serviço e a qualidade dos produtos não eram bons.
Mas agora ele é mal atendido pelos seus funcionários, que parecem pouco interessados em ajudar a solucionar seu problema ou não sabem muito bem o que fazer.
Porém, dessa vez os produtos são de melhor qualidade que no local anterior.
Ele pode até comprar de você, para resolver logo o problema, mas, em outra oportunidade, vai preferir procurar um outro estabelecimento.
Ou pode, inclusive, desistir da compra por se desanimar com o atendimento recebido. Ele acaba vendo só o lado negativo.
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Bom atendimento e bons produtos
Imagina agora um estabelecimento onde o cliente é bem recebido, os funcionários são bem treinados, os produtos são de qualidade, porque sua loja conta com bons fornecedores, dentre outras qualidades.
E, mesmo que a opção escolhida não tenha na loja, logo o vendedor faz contato com seu fornecedor e encomenda o tecido automotivo requerido.
Feliz por finalmente conseguir uma solução final ao seu problema, ele recomenda sua loja a todos os conhecidos.
Por que não oferecer bom atendimento e bons produtos juntos em um mesmo local?
Você conquista seu cliente, recebe recomendações e ele vai voltar outras vezes, quando for necessário.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram locais capazes de oferecer soluções completas.
Para isso, treine e capacite seus funcionários. Defina padrões de atendimento e conte com um fornecedor de qualidade.
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Até a próxima!
Postado por: Loja JB | www.lojajbtecidos.com.br