Como fazer uma baliza sem esforço?

Um dos maiores temores daqueles que estão aprendendo a dirigir são as balizas.

A manobra para estacionar se mostra um grande desafio para muitos, que, mesmo após a obtenção da CNH sentem dificuldades em realizá-la.

Não raro encontramos nas ruas motoristas que fogem das balizas ou realizam uma série de tentativas para estacionar.

Para que essa não seja mais uma realidade em sua vida, confira nossas dicas de como fazer baliza.

Como fazer baliza: passo a passo

• Passo 1

O primeiro passo para realizar a baliza é parar o carro paralelo ao veículo que está à frente da vaga que pretende ocupar.

Após isso, coloque o carro suavemente à frente. Utilize como referência o espelho retrovisor.

• Passo 2

Lembre-se que o eixo traseiro é fixo. Já o dianteiro, o responsável por direcionar o veículo.

Dessa forma, comece a dar ré devagar e esterça o volante de forma a direcionar a traseira para dentro da vaga.

Quando seu farol dianteiro estiver paralelo ao para-choque do carro da frente, você deve conseguir visualizar pelo retrovisor o farol do carro de trás mais próximo à guia.

• Passo 3

Quando chegar a esse ponto, vire todo o volante no sentido contrário para encaixar o carro na vaga.

Pronto! Sua baliza estará feita com perfeição.

É fundamental manter a calma e realizar a manobra devagar.

A tecnologia como solução para suas balizas

Mesmo com essas dicas, você acredita que ainda é algo difícil de se fazer e pretende continuar fugindo da manobra?

Bom, nesse caso a boa notícia para você é que as tecnologias voltadas ao estacionamento automático já são uma realidade.

Embora esteja presente ainda em poucos modelos não é difícil imaginar que no futuro será um item obrigatório dos veículos.

A maioria das soluções existentes na atualidade ainda exige a participação do motorista no controle de aceleração e frenagem.

E funciona da seguinte maneira:

Ao mover o veículo para a posição de estacionamento, o motorista recebe um aviso para parar o carro e, assim, dar início ao sistema de manobra.

Com o carro parado, é preciso engatar a marcha ré e começar a soltar o pedal do freio. Assim o sistema é acionado.

Quando isso ocorre, a direção do veículo é conduzida para o estacionamento na vaga pretendida.

No momento que o limite traseiro é atingido, o motorista recebe outro aviso para frear e mudar a posição da marcha.

Após o veículo estar totalmente parado é emitido outro sinal e o sistema é desligado.

O que achou da solução?

Saiba que a indústria automotiva deve ir ainda mais longe nos próximos anos.

No futuro a tendência é que nossa interação e participação no processo de direção de veículos sejam mínimas.

Enquanto esse dia não chega, vale praticar e aprender como fazer baliza para não deixar de estacionar quando for preciso.

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Até a próxima!

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