COMO FUNCIONAM OS CARROS DE MOTOR HÍBRIDO?

Via: Meu Usado Novo

como-funciona-o-motor-hibrido

A procura por atividades ou produtos sustentáveis e que degradem menos o meio ambiente tem cada dia mais aumentado — um dos motivos para esta preocupação é o agravamento do efeito estufa. Por sinal, a busca por novas tecnologias que diminuam a liberação dos gases que agravam este efeito faz parte do cotidiano da grande maioria das empresas.

As montadoras de carros também têm investido em novas tecnologias que visam alcançar maior sustentabilidade. Um grande exemplo são os carros híbridos, que são o que existe de mais sofisticado no setor automobilístico — são modelos de grande eficiência, econômicos e que liberam menos poluentes.

Neste post, vamos mostrar como funcionam os carros de motor híbrido e também apresentar alguns dos modelos mais famosos. Confira a seguir:

Quais são as diferenças dos carros híbridos?

Assim como todos os outros veículos, os híbridos possuem um motor a gasolina, porém com tecnologias modernas que visam à redução dos gases poluentes e o aumento da sua eficiência.

Mas este motor de combustão não é a fonte primária de energia para que o carro entre em movimento. Os carros híbridos dispõem de um motor elétrico, totalmente silencioso e que não produz gás no escapamento — este motor conta com um gerador para produzir energia elétrica e baterias para seu armazenamento.

Os modelos híbridos atendem às especificações de motores de combustão, como ter autonomia de cerca de 500 quilômetros e possuir velocidades e potências similares aos modelos convencionais.

Como eles funcionam?

Quase todos os carros híbridos existentes funcionam com os dois motores, a gasolina e eletricidade. Em velocidades inferiores a 100 km/h, somente o motor elétrico funciona, ou seja, o motor de combustão interna permanece “desligado”. Quando essa velocidade é alcançada ou em casos em que sejam necessárias arrancadas mais fortes, o motor de combustão entra em ação, fornecendo energia extra ao veículo.

O motor elétrico utiliza energia proveniente das baterias posicionadas no porta-malas do carro, que são recarregadas por meio de um gerador — motor de pequeno porte de 10 ou 20 HP e o gerador é acionado por meio de sistemas de recuperação de energia cinética.

Ao frear, este sistema recupera a energia cinética que seria perdida, convertendo-a em energia elétrica, que é então armazenada nas baterias — tecnologia desenvolvida nos carros de Fórmula 1. A bateria também pode ser recarregada quando o motor de combustão é acionado, fornecendo desta forma energia ao gerador.

Modelos híbridos

Pelo possuírem maior tecnologia embargada, os carros híbridos são mais caros quando comparados aos modelos convencionais, mas, em compensação, são muito mais econômicos e poluem menos que os modelos de combustão.

O modelo híbrido mais famoso no mundo é o Toyota Prius, lançado em 1997 — o Prius foi o primeiro modelo híbrido a ser produzido em larga escala. O carro existe até hoje, já passou por grandes mudanças e melhorias, e continua sendo sucesso em todo o mundo.

No Brasil, os motoristas não têm ainda acesso a este tipo modelo, mas podem comprar o Fusion Hybrid, da Ford — que possui motor híbrido 2.0 e 190 cavalos. Este é o primeiro modelo Full Hybrid no país, possuindo transmissão CVT e freios regenerativos. Além disso, o Sedan de luxo foi eleito o modelo mais econômico do país.

Fonte : Meu Usado Novo | www.meuusadonovo.com.br
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *