Estamos no século XIX, onde há planejamentos de Inteligência artificial, realidade aumentada e a economia prestes a embarcar em moedas virtuais. Com tanta tecnologia, é de se pensar que os setores automotivos fossem fazer bom proveito dessa inovação.
A tecnologia veio para nos ajudar a automatizar e otimizar nossas produções. Com ela podemos ter uma produção em massa mais eficiente e de qualidade, além de melhorarmos o cuidado com o meio ambiente.
Não tem como pensar que a tecnologia ficaria longe de você, caminhoneiro. E acredite, ela só veio para ajudar. Como você já sabe, hoje temos GPS integrado aos caminhões, câmeras e sensores de estacionamentos, e muito mais.
E claro, tudo isso contribui para sua segurança, além de melhora na execução do trabalho durante as viagens, mas você acha que apenas essas inovações tecnológicas são suficientes para todo o trabalho duro que é transportar cargas?
TECNOLOGIA NO MEIO DE TRANSPORTE
Sabemos da existência e uso de carros elétricos em alguns países como Noruega, Estados Unidos, França e Japão. Mas e nossos caminhões? Qual a previsão de inovação para eles no futuro?
Meu amigo caminhoneiro, a previsão é caminhões autônomos! Isso mesmo! A Mercedes-Benz já está realizando testes com um protótipo, com previsão para o ano de 2025. O protótipo promete e muito, isso porque ele lembra muito o Mercedes Actros 1845. Sua potência promete 449cv e 224,3kgfm de torque e transmissão automática e isso com 12 marchas.
Além disso, o caminhão do futuro possui um Cruise Control, onde você pode manter o caminhão em uma velocidade estável, designado pelo próprio sistema.
Sabemos que alguns caminhões e carros da Mercedes-Benz possuem alerta de frenagem e alerta para mudança de faixa, mas no nosso caminhão do futuro teremos muito mais.
No caminhão do futuro teremos também a possibilidade de troca de dados com o computador central da empresa, bem como, conversas entre si. O veículo terá câmeras laterais para capturar o movimento do meio-fio e assim, guiar de forma precisa em curvas. Além disso, teremos câmeras nos retrovisores para podermos dirigir com mais segurança acompanhando a filmagem da câmera em um tablet removível dentro da cabine.
O caminhão terá um sistema de frenagem instalado nos para-choques que nos permitirá captar o mais simples obstáculo na pista, fazendo uma frenagem com exatidão e segurança.
Incrível, não é? Esses radares conseguem captar tudo dentro de um raio de 250 metros, além de possuir uma câmera estéreo que faz o monitoramento da faixa de rodagem e torna tudo isso possível.
Após a leitura deste artigo, espero que você esteja mais seguro quanto ao seu futuro como caminhoneiro. Ninguém quer ficar para trás no mercado, principalmente quando o assunto é a profissão que tanto amamos.
Não pense que por ter tanta tecnologia, você caminhoneiro não será mais necessário. Mesmo com toda a tecnologia você é necessário para tirar o caminhão da garagem e juntamente com ele, conduzirem na estrada.
Além disso, caminhões não falam e não vendem, sendo necessário a presença de um caminhoneiro nas entregas e vendas. Você terá uma função de caminhoneiro e intermediário nas entregas, o que te tornará essencial para sua empresa.
Sem mencionar que todas essas previsões não incluem os caminhões que frequentam as vias urbanas, apenas estradas e rodovias. Acredite, a tecnologia só tem a nos oferecer coisas boas, seu futuro como caminhoneiro não está ameaçado, e sim prometido.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre revestimento automotivo e o mundo dos caminhões.
Até a próxima!