Via: Compara Online
Você precisa vender o seu veículo, mas ainda não terminou de pagá-lo ou está com IPVA e multas em atraso? A gente te explica como vender um carro com dívidas. Confira!
Carros com dívidas no financiamento
Se o seu carro ainda não está quitado o primeiro passo é conhecer exatamente qual o valor total da sua dívida e para isto você deve procurar o seu gerente de banco ou a concessionária que o financiou. Descubra também o valor para o pagamento à vista, que será a opção mais vantajosa para o pagamento.
Outra opção na hora de vender um carro com dívidas é repassar o financiamento para o comprador. A transferência da dívida funciona da seguinte maneira: o atual dono do carro e o novo comprador devem ir juntos ao banco ou concessionária responsável pelo financiamento do veículo e pedir o repasse do financiamento. O banco fará uma análise de risco do comprador como já explicamos aqui no blog no post: O que é score e para que serve para verificar se ele pode assumir a dívida do carro.
Fique atento! É muito provável que te ofereçam a opção do novo proprietário assumir as dívidas do carro por meio de um contrato de boca ou de gaveta, onde você vende o seu carro – recebe o dinheiro – e o novo dono passa a assumir a dívida do veículo pagando o seu financiamento. Por mais idônea que seja a concessionária ou a pessoa que te propuser esta opção de transferência de dívida, saiba que ela não tem valor legal nenhum, mesmo que seja firmado um contrato em cartório, e para o banco o carro continuará no seu nome. Neste caso, você ainda corre o risco de terminar com uma dívida muito maior do que a inicial, se o comprador do veículo deixar de pagar as prestações.
O seu financiamento do carro não pode ser repassado para uma pessoa escolhida por você e sim para alguém aprovado pelo banco/ concessionária.
Fonte:Compara Online | www.comparaonline.com.br
Postado por: Loja JB | www.lojajbtecidos.com.br