Em artigos anteriores aqui no nosso blog já abordamos a importância do couro no segmento de revestimento automotivo e como o material, que sempre esteve ligado aos modelos de veículos voltados ao segmento de luxo, é um dos mais desejados entre os proprietários.
Embora suas características estéticas e de conforto conquistem a muitos, o mesmo pode ser considerado um material de alto custo, o que levou ao desenvolvimento de alternativas sintéticas que buscam replicar toda a qualidade do material natural.
Uma dessas alternativas e que já há um bom tempo tem espaço garantido no segmento é o conhecido courvin sintético.
Saiba o que é o courvin sintético
A indústria do plástico foi fundamental para o desenvolvimento de diversas fibras sintéticas que hoje são utilizados pelos diferentes ramos da indústria têxtil, como no caso do vinil.
Produzido através de polímeros plásticos como o policloreto vinílico, o popular PVC,pode conter ainda poliéster e poliuretano, o que resulta no aspecto que se assemelha tanto ao couro quanto ao látex.
Por isso mesmo consegue manter um alto padrão estético, é possível encontrá-lo nas mais diversas cores, ao mesmo tempo em que possui boa resistência, impermeabilidade além de fácil higienização.
No passado o produto era visto com maus olhos pelo público, principalmente quando comercializado como couro, uma vez que seu padrão estético era abaixo do que encontramos hoje e facilmente identificado como um material sintético.
Hoje em dia, com a evolução das técnicas de produção, é bem visto e requisitado por aqueles que procuraram um algo a mais em seus veículos possuindo um custo acessível a todos e está presente desde os carros populares aos modelos de luxo.
Esse movimento, inclusive, é reforçado pelas próprias montadoras que muitas vezes utilizam o vinil automotivo, em combinação com o couro natural, para realizar o revestimento de alguns modelos, sem que isso produza qualquer impacto sobre a qualidade do trabalho realizado.
O vinil ainda pode ser encontrado na versão dublada, que aumenta o conforto, e possibilita um design mais requintado, para assentos e encosto de bancos, bem como na versão perfurada que melhora a sua respirabilidade e aumenta a capacidade de adequação da temperatura com o ambiente.
A evolução na indústria de tecidos voltada aos revestimentos automotivos é latente, fornecendo ao consumidor uma grande variedade de soluções que atendem as suas necessidades, sem ter que abrir mão de suas exigências estéticas.
Antes de realizar a reforma ou troca do revestimento, vale a pena entender mais sobre os materiais, e assim ampliar as possibilidades de escolha.
O vinil é um material sintético que apresenta uma boa demanda no mercado, aliando beleza e desempenho que conquistam a todos, podendo ser aplicados em veículos de todos os tipos e segmentos.
Continue nos acompanhando para saber mais!
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br