De olho no mercado!

Responda rápido: você sabe como está o mercado de revestimento automotivo?

Não estamos falando apenas da procura dos consumidores, mas de toda cadeia que envolve esse segmento.

Se a resposta foi negativa, é hora de mudar essa atitude e ampliar essa visão para, assim, não perder grandes oportunidades.

O motivo?

Veja abaixo!

A importância de estar por dentro do mercado de revestimento automotivo 

Conhecer em profundidade o mercado ao qual sua empresa está inserida é algo fundamental e não importa o tamanho nem o segmento dela.

Das micro às gigantes empresas.

É com esse conhecimento que será possível aos gestores tomarem as melhores decisões.

Afinal, são muitos os fatores que envolvem cada negócio.

E não se trata apenas de ficar de olho para conhecer as novidades, lançamentos e tendências de cada setor.

Esses são, sem dúvidas, aspectos importantes que também justificam essa atitude, mas não são os únicos.

As flutuações e variações que envolvem a matéria-prima ocupam papel de destaque nesse sentido.

É fundamental ficar por dentro das previsões de seus fornecedores para evitar aumentos súbitos dos preços ou escassez de matéria-prima.

Dessa forma é possível realizar um correto planejamento e evitar prejuízos ou saias justas.

Vamos supor que um dia um cliente leve o carro até sua oficina e, após avaliar o interior do carro, passa a ele um orçamento.

Ao olhar o estoque, porém, você percebe que não há material suficiente conforme havia pensado.

Rapidamente, liga ao seu fornecedor e, quando faz a solicitação, um susto: o preço aumentou.

Como lidar com essa situação? Repassar o aumento do preço acordado ao seu cliente?

Além da rejeição, essa atitude pode, inclusive, se desdobrar em questionamentos junto a órgãos de defesa do consumidor.

Nesse caso, você deverá assumir o prejuízo.

E se a reposição não estiver relacionada ao preço, mas, sim, à falta do produto sem previsão de entrega pelo fornecedor?

Aqui, a perda do cliente é quase inevitável.

Tenha certeza: depois dessa, dificilmente ele voltará a procurar sua oficina.

Da mesma forma, ao saber antecipadamente que um determinado material sofrerá com aumento de preço, você pode construir um bom estoque com antecedência.

Assim, os preços podem ser mantidos sem prejuízos, enquanto que para sua concorrência esse aumento será inevitável.

O mesmo vale para caso o material corra o risco de escassez.

Aqui sua tapeçaria será capaz de realizar o serviço que outros não mais conseguem, possibilitando, inclusive, conquistar novos clientes.

Abra o olho e acompanhe de perto as movimentações do mercado de revestimento automotivo.

Tome as melhores decisões para o sucesso de seu negócio.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas para sua oficina de tapeçaria automotiva.

Até a próxima!

 

Postado por: Loja JB | www.lojajbtecidos.com.br

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