Designs arrojados demais? 4 modelos que não agradaram o público!

As montadoras de automóveis investem pesado na estética do carro, um dos principais fatores que influenciam a decisão compra.

O design externo e todos os detalhes internos, como o revestimento automotivo, são desenvolvidos com todo o cuidado.

Além da criatividade de designers e engenheiros, estudos e pesquisas pautam esse trabalho.

Mas nem sempre o resultado agrada o público. E alguns modelos passam para a história por ter um design arrojado demais.

Estética do carro: modelos que não conquistaram o público

  1. Fiat Multipla (1998)

Com a aproximação do novo século, a Fiat decidiu lançar um modelo que fugisse dos padrões.

Surgiu, então, a minivan Multipla, que tinha como base a plataforma de outro modelo: o Brava.

Mais curta e larga em comparação à concorrência, possuía duas fileiras de três assentos.

O que mais chama a atenção no modelo é, sem dúvidas, seu design, que foge dos padrões convencionais.

Curvas, retas e linhas se encontram na minivan, que parece ter a parte superior do teto e cabine “encaixados” no restante.

Como resultado o Multipla chegou a participar de uma exposição no MOMA (Museum of Modern Art) de Nova Iorque em 1999.

Nesse mesmo ano o veículo ganhou dois prêmios do influente programa Top Gear de melhor carro e carro mais feio do ano.

O Multipla foi produzido e comercializado pela Fiat até 2010, quando saiu de linha.

  1. Citroën 2CV (1948)

Se atualmente a estética do carro é um fator de diferencial, muito disso devemos aos franceses.

No início da indústria automotiva foram as fábricas francesas que passaram a desenvolver o design de seus modelos de forma apurada.

Até a Segunda Guerra Mundial, as montadoras francesas produziram alguns dos veículos mais belos da história.

Há controvérsias, contudo, quando o assunto é o modelo 2CV.

O projeto foi mantido em segredo até o fim da ocupação alemã naquele país, chegando às ruas apenas após a liberação.

O 2CV era um carro de baixo custo, compacto e as curvas eram predominantes no design.

Sua frente alongada parecia ser desproporcional ao restante do carro.

Embora a estética dos primeiros modelos possa ser questionada, isso não impediu seu sucesso.

O 2CV foi produzido até 1990.

  1. Suzuki X90 (1996)

Nos anos 1990 as montadoras orientais já haviam fincado os pés nos mercados ocidentais, em especial, nos EUA.

A Suzuki estava entre elas e, para substituir seu modelo Samurai nesse mercado, apostou no X90, um compacto de duas portas cupê e com teto retrátil.

O resultado é que a estética lembra um carro de brinquedo, fator reforçado pelas cores utilizadas pela marca.

O X90 teve relativo sucesso no mercado americano, especialmente entre os jovens, mas com uma curta trajetória.

Em 2013, uma das maiores publicações dedicadas aos automóveis do mundo colocou o X90 entre os 13 piores carros produzidos nos 20 anos anteriores.

  1. Pontiac Aztek (2001)

No início desse século os SUVs não eram dominantes como na atualidade e pouco se falava em crossover.

Não bastasse ir contra o padrão da época, o Pontiac ainda apostou na predominância das linhas retas em seu design.

Com isso, o resultado é um carro quadrado que transmite a sensação de “duro” ao olhar.

Um dos diferenciais do veículo era a barraca que vinha acoplada a ele. A ideia era que os proprietários tivessem toda estrutura para encarar trilhas off-road.

A vida do Pontiac Aztek foi curta, sua produção durou apenas por 4 anos.

Uma aparição do veículo em uma famosa série de TV, Breaking Bad (2008-2013) rendeu a ele um pouco mais de fama que na época de seu lançamento.

E você? O que acha desses modelos? Ousaram demais no design? Acredita que outros deveriam estar nessa lista?

Conta para nós nos comentários!

E para saber mais sobre o mundo dos automóveis e dos revestimentos automotivos, continue acompanhando nosso blog!

Até a próxima!

Postado por: Loja JB | www.lojajbtecidos.com.br

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