Detetive virtual: Como os seguros digitais e aplicativos podem tornar a sua apólice mais barata

Via: Auto Esporte

Conheça as empresas que oferecem seguros 100% digitais e aplicativos para celular que calculam o valor da apólice de acordo com o modo que você dirige

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A telemetria mudou o jeito de calcular e fazer seguro de automóveis. Como um espião virtual, ela faz comunicação sem fio, monitoramento de informações, análise e medição de dados a distância de algo em movimento. Está nos aviões, nos carros de Fórmula 1 e agora ajuda a aferir quantos quilômetros os segurados rodam, e como isso é feito. Todos esse dados acabam entrando na complexa equação que compõe o preço do seguro do seu carro. E, dessa forma, podem até torná-lo mais barato.

Apesar de aparentemente disruptivo, parte do modelo de negócio não é novo. Uma das maiores seguradoras dos Estados Unidos, a National General Insurance, atua com o sistema Pay as You Drive (Payd), ou “pague como você dirige”, desde 2004.

Startups como a Youse, da Caixa Seguradora, e a Thinkseg já nasceram digitais e oferecem coberturas com preços atrativos por terem menor custo administrativo, de processamento e com pessoal. “É uma ‘experiência digital’ em seguro, pois o cliente pode cotar, comprar, avisar sinistro e tudo mais via site ou smartphone”, diz o CEO da Thinkseg, André Gregory.

A Sulamérica Seguros também oferece ao cliente um aplicativo (opcional) que monitora parâmetros como acelerações e frenagens para julgar se o condutor é bom motorista e se deve ser recompensado. “A modalidade nasceu graças ao GPS e ao acelerômetro do celular, que permitem medir horário, tempo e velocidade. E agora com os smartphones tudo funciona via aplicativo. Com a telemetria nós detectamos como a pessoa dirige depois de dez ou 20 dias. Ela nos avisa até se o segurado bateu o carro”, declara o vice-presidente de auto e massificados da Sulamérica, Eduardo Dal Ri.

As startups brasileiras permitem que o usuário monte a sua apólice, dando maior liberdade ao cliente. Outra vantagem é a facilidade de contratar o serviço diretamente pelo site. “A ideia do seguro digital é oferecer para as seguradoras a oportunidade para mudar seus modelos de negócios. Aproximando-as dos que buscam serviços mais dinâmicos e menos burocráticos”, comenta Gustavo Zobaran, Head de Brand Experience da Youse.

O app dedurão avisa ainda se o cliente faz movimentos bruscos ou suaves ao volante para determinar sua pontuação. Quem tiver mais estrelas, terá mais descontos, que podem chegar a 50% na renovação. “Eu contratei o seguro do meu carro direto na página da Youse e ficou bem mais barato. Montei tudo como achei melhor, escolhendo proteção contra intempéries e vidros, guincho, carro reserva e chaveiro. E você pode optar pela franquia ou não”, conta Maria Cristina, de 49 anos, moradora de São Paulo. Ela paga R$ 1.681 em 12 prestações de R$ 180 no cartão de crédito, pela cobertura de um Nissan Sentra 2011.

O que para alguns pode parecer invasão de privacidade, para outros é a oportunidade de obter bons descontos em contratações e futuras renovações de apólices. É também o caso de Débora Gozzi, solteira e com 24 anos, que colocou seu Nissan March 2013 no seguro, com a Youse, pelo valor de R$ 1.320. “Além de não usar nada de papel, ainda ganho um ‘motorista amigo’, duas vezes ao ano, para levar eu e meu carro para casa caso eu tenha bebido. Certa vez tive meu cartão bloqueado, mas eles foram flexíveis e rápidos e tudo foi facilmente resolvido para eu não ficar descoberta”, conta.

Algumas plataformas exigem só CEP, e-mail e placa para fazer uma cotação em menos de cinco segundos, e a contratação em menos de um minuto. A mágica é possível porque os algoritmos usam como base experiências anteriores dos proprietários. “Nós propomos um ‘marketplace mobile de seguros’ que conecta clientes, corretores e seguradoras, sem a participação de grandes bancos no capital social. Isso agiliza a solução de demandas dos clientes”, diz Gregory.

O CEO da Youse acredita que as seguradoras mais tradicionais não vão sumir, mas que serão forçadas a se modernizar para atender a um consumidor em busca de evolução e meios mais simples de contratar serviços. “O surgimento de plataformas nas quais o cliente tem maior autonomia em suas escolhas, e a evolução das tecnologias, faz o consumidor ganhar em agilidade, qualidade e tempo de resposta. Fatores importantes quando o assunto é prestação de serviço”, conclui Zobaran.

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Fonte: Auto Esporte | www.revistaautoesporte.globo.com
Postado por: Loja JB  | www.lojajbtecidos.com.br

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