IPVA à vista ou parcelado?

IPVA-à-vista-ou-parcelado

No início do ano temos muitas despesas. Impostos sobre moradia, gastos com materiais escolares, parcelas dos presentes e viagens de final de ano e, para os donos de automóveis, o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Como já sabemos, esse imposto deve ser pago anualmente. Por ser um custo previsto, comece a se preparar para 2018 desde já.

O IPVA é arrecadado pelos estados e obrigatório a todos os proprietários de veículos que se enquadram nas especificações determinadas legalmente.

O valor a ser pago depende do modelo e do ano de fabricação de seu automóvel. A dúvida de milhões de brasileiros é: parcelar ou pagar à vista?

 IPVA parcelado, IPVA à vista: qual vale a pena?

A resposta vai depender de alguns fatores, como o desconto dado para cada estado e cidade, então, o melhor é analisar delicadamente a situação antes de decidir.

Se você se programou durante o ano anterior e possui dinheiro para o pagamento imediato, seja como reserva ou aplicado, vale, sim, a pena realizar o pagamento à vista.

O desconto compensa mais do que você conseguiria com o retorno da maioria dos investimentos, como poupança e tesouro direto.

Tome cuidado com cheques especiais e empréstimos, o custo dos juros excede ao desconto do IPVA.

Uma boa dica é se planejar. A partir do valor total do imposto, divida por 12 e você terá o quanto deverá economizar por mês e, assim, no início do próximo ano, conseguirá pagar o IPVA à vista.

Em contrapartida, se você não tiver o valor guardado e tiver que contrair dívidas para quitá-lo em cota única, a sua opção deve ser o IPVA parcelado.

Nesse caso você não terá o acesso ao desconto, porém poderá programar suas finanças domésticas com maior calma.

Atenção: cuidado com atrasos, tanto para pagar o IPVA à vista ou parcelado, fique atento à placa do veículo e às datas.

Com dinheiro em mãos e sem comprometimento de suas contas, à vista é a melhor opção. Já em casos de endividamento prévio, o IPVA parcelado é a saída.

Pense, analise, faça as contas e opte pelo melhor para você!

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *