Via: Compara
Você conhece a lavagem a seco de carros? Nos últimos meses passamos por uma crise hídrica muito grave no Brasil afetando inclusive a maior cidade do país, São Paulo. A situação hoje, devido a um volume de chuvas, não está mais tão alarmante mas é essencial que estejamos conscientes do nosso papel enquanto cidadãos. Diante de um cenário de eterno alerta quanto ao consumo consciente da água limpa como fazer então a lavagem de carros? Existe uma opção interessante e econômica que é a lavagem a seco de carros. Aprenda como fazer!
Como funciona a lavagem a seco de carros?
A lavagem a seco de carros pode ser feita inclusive em casa, gerando ainda mais economia – excelente para momentos de crise. A verdade é que fazer a lavagem de carros dessa forma dá um pouco mais de trabalho mas a economia no final compensa o esforço.
Para fazer a lavagem de carros dessa forma, você vai precisar de um produto específico para isto, além de alguns panos de microfibra que serão os grandes agentes da operação. A lavagem a seco de carros costuma ser mais demorada, pois para que você tenha um resultado excelente é preciso fazer por partes. Comece pelo teto, passe para o capô e por fim para as laterais e partes baixas da lataria.
Como fazer a lavagem a seco de carros?
O carro deve estar com a lataria fria. Antes de começar faça também o preparo do produto. A maioria vem concentrado e você precisa diluir o produto na quantidade recomendada de água. Siga a risca as orientações do fabricante para a lavagem de carros, evitando assim alterar o poder de ação. Outra dica importante é fazer a limpeza em etapas para que o produto aplicado não seque. Feito isso é hora de começar!
O processo de lavagem a seco de carros é dividido em 4 etapas:
1. Aplique uma quantidade suficiente de produto sobre a área a ser lavada. Nem demais nem de menos, a quantidade exata vai depender do quão sujo está o carro;
2. Espalhe o produto em movimentos circulares com a ajuda de um pano de microfibra;
3. Com outro pano, limpo, remova o excesso do produto;
4. Por fim, com um terceiro pano limpo você faz o polimento e acabamento.
Dependendo da sujeira do carro, pode ser que você tenha que se dedicar e repetir algumas etapas até chegar ao resultado esperado. A lavagem a seco de carros não exige muita força mas sim movimentos leves e cuidadosos, pois caso seja feita de modo errado, com panos sujos ou não adequados para a limpeza, pode arranhar o carro.
Quando não utilizar o método de lavagem a seco de carros?
O processo de lavagem a seco de carros somente não é recomendado quando o carro estiver muito sujo de barro e/ou areia e para estas situações a melhor opção será uma lavagem de carros tradicional. Não é recomendado fazer a lavagem a seco de carros em sujeiras de barro e areia pois estes resíduos em contato com os panos podem arranhar a lataria do carro.
Não ao desperdício de água
Não dá para viver sem água e por isso é essencial uma conscientização geral de que mais do que uma crise pontual, a falta de água pode ser um problema sério. Os estragos que sofremos ano passado foram tantos que levou ao estado de São Paulo a aprovar um projeto de lei que prevê multa de R$250 para quem for pego mais de uma vez fazendo a lavagem de carros ou calçadas com água limpa.
Toda mudança é questão de hábito. No início é chato guardar água da máquina de lavar, da chuva e de onde mais for possível. Diminuir o tempo no banho e fechar a torneira enquanto escovamos os dentes também pede de nós um pouco de disciplina, mas em poucos dias são hábitos incorporados e que se somados a população geral do país fazem uma diferença e tanto. A mesma coisa serve para os carros, a lavagem a seco de carros é uma excelente opção e sem nenhum desperdício de água. Você sabia que utilizando a lavagem a seco de carros você pode economizar de 300 a 600 litros de água? Mãos a obra!
Fonte: Compara | www.comparaonline.com.br
Postado por: Loja JB | www.lojajbtecidos.com.br