Quem vive em grandes cidades ou em regiões próximas de rios e lagos com toda certeza já presenciou um alagamento.
E pior: provavelmente já aconteceu de topar com um deles bem pelo caminho que você estava fazendo com seu carro.
Nessas horas o nervosismo da situação se une a uma série de mitos e conselhos que já ouvimos. E o resultado é que nem sempre sabemos como agir.
Confira abaixo alguns desses mitos e as verdades de como passar por alagamentos.
Como passar por alagamentos: mitos e verdades
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Mito ou verdade: Ao passar por um alagamento, não devemos trocar a marcha
Provavelmente você também já ouviu essa dica, uma das mais conhecidas por motoristas e que ainda vem acompanhada da ameaça que a mudança de marcha faria o carro morrer e estragaria o motor.
A verdade, porém, não é bem assim.
O mais importante ao passar por um alagamento é manter a rotação do motor sempre entre 1.500 e 2.000rpm.
O grande problema de mudar a marcha é que, ao fazermos isso, acabamos tirando o pé do acelerador derrubando a rotação por um momento.
Essa mudança pode fazer com que os gases do escapamento não tenham força suficiente para impedir a entrada da água.
Se você precisar passar a marcha no meio da travessia, faça a mudança sem tirar o pé do acelerador.
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Mito ou verdade: O alagamento deve ser atravessado em baixa velocidade
Esse também é uma orientação bastante conhecida pelos motoristas no que diz respeito a dicas de como passar por alagamentos.
Nesse caso, porém, é verdade.
Em primeiro lugar, pois o design da maioria dos carros tende a jogar água para cima e o grande perigo em alagamentos é a água entrar na entrada de filtro de ar.
Mas, além disso, é importante ir devagar para ficar sempre de olho na altura da água em seu caminho.
Valetas e outros obstáculos podem causar uma mudança repentina nessa altura.
É recomendado sempre seguir os caminhos de outros veículos e, assim, perceber como está a situação à sua frente.
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Mito ou verdade: ao passar por alagamento o motor precisa estar em alta rotação
Lá em cima falamos sobre o mito de passar a marcha, sendo que o importante é procurar deixar o motor a 1.500 e 2.000 rpm.
Uma rotação mais alta que isso é desnecessário e perigoso.
Se a entrada de filtro de ar for tapada pela água e o motor estiver em alta rotação ele irá sugar essa água para dentro do cilindro.
O resultado?
Calço hidráulico e um grande prejuízo em seu bolso.
Mantenha a rotação conforme indicado acima que já é suficiente para evitar a entrada de água pelo escapamento.
E lembre-se, mesmo com orientações de outras pessoas que já tenha passado por essa experiência ou não sobre como passar em alagamentos, o melhor é sempre evitar esse ato.
Enchentes são imprevisíveis e o volume de água pode aumentar repentinamente, além de esconder perigos, como buracos, por exemplo.
Espere a água baixar e prossiga a viagem com segurança.
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Até a próxima!
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