No artigo anterior Colecionadores de carro – Você é um, falamos sobre a arte de colecionar carros, hobby ideal para os apaixonados por automotores.
Para aqueles que pretendem iniciar sua coleção, ou já colecionam, e gostam de carros potentes, os Muscle cars são a categoria ideal.
Desenvolvidos nos EUA, esse tipo de carro ganhou o mundo e tem uma base grande de fãs.
Conheça um pouco mais da história dos carros musculosos e os cuidados que você deve tomar para manter seus veículos sempre com a melhor aparência e potência.
Muscle cars: rebeldia e potência
No início da década de 1960, as grandes montadoras de Detroit, EUA, perceberam o interesse cada vez maior dos jovens por carros leves e com modelos potentes.
Já era visível o movimento de customização, com a ascensão dos Hot Rods, utilizados em rachas de rua ou corridas em lagos secos.
Para atender essa nova demanda, passaram a desenvolver modelos de carro que se diferenciavam de tudo o que vinha sendo fabricado até então.
No design eram menores, com carroceria coupé, frente longa, traseira curta e linhas que lembravam músculos, ou garrafas de refrigerantes para alguns.
O interior dos muscle cars agradam os donos da mesma fora que agrada por fora! Sendo que geralmente possuem um design robusto e elegante, na maioria dos casos composto por couro automotivo.
A união dos motores de 6 cilindradas ou V8, com a tração traseira, fornecia uma potência até então poucas vezes vista, que atendia aos anseios daquela juventude rebelde.
Quando avistamos um muscle car na rua, é difícil desassociá-lo desse espírito que inspirou sua criação. E esse é um dos motivos que os levam a ser apaixonantes.
Cuidando dos muscle cars
Os modelos de automóveis que se encaixam na categoria dos carros musculosos são relativamente fáceis de serem achados e, por isso, excelente pedida para os que pretendem iniciar sua coleção de carros.
Como todo carro clássico, contudo, exigem cuidados especiais, do revestimento automotivo aos componentes mecânicos para que não haja perda de potência e queda no padrão estético.
Priorize sempre o uso de sabão neutro na lavagem e, caso seu revestimento automotivo seja produzido em couro, utilize produtos específicos para o material.
Um dos maiores cuidados para manter a potência dos motores é com a escolha do combustível.
Caso seu modelo seja equipado com um motor de 6 cilindradas, é recomendado escolher gasolina que contenha octanagem de 87.
Já nos motores V8, é preciso que o combustível não contenha chumbo e possua 91 ou mais octanas.
Caso esses padrões não sejam obedecidos, além da queda de rendimento, há possibilidades de desgaste no motor.
No momento de abastecer, verifique sempre o óleo e complemente com o tipo recomendado pelo fabricante quando o nível estiver baixo.
Além desses cuidados, em caso de necessidade de trocas de peças ou componentes, prefira sempre aquelas produzidas pelo fabricante original.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre revestimento automotivo.
Ficou com alguma dúvida ou possui sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br