Possuir um carro é uma conquista sem tamanho para muitos brasileiros e quando o assunto é automóvel, uma série de questões vem em mente quanto a escolha do veículo e claro alguns detalhes a respeito do conforto e sofisticação que não podem e nem devem passar despercebidos no interior do carro.
Isso mesmo! Quem conseguiu vencer o sistema brasileiro, que praticamente obriga o trabalhador a utilizar o sistema de transporte público já sabe que possuir um veículo é sinônimo de conforto e nessas horas cada detalhe importa, principalmente o tecido que irá revestir os bancos do seu carro.
Para aqueles que ainda não possuem tanta prática ou vivência nessa área de peças e serviços automotivos, anote aí os principais pontos que você precisa considerar antes de escolher o tecido para forrar seu banco:
CONFORTO E UTILIDADE
O fato é que o consumidor está cada vez mais exigente e para acompanhar essas exigências as montadoras passaram a investir em sofisticação e utilidades que se encaixam nas necessidades do condutor e de toda a sua família.
Cada detalhe faz a diferença na hora de escolher um veículo e um revestimento que deixe a viagem mais confortável para enfrentar o trânsito pesado das grandes cidades e o calor dos dias mais quentes.
Além do conforto, as novas tendências de cobertura de estofados automotivos levam em conta alguns fatores que antes eram tratados de maneira genérica tais como peso do condutor e passageiros, clima ou ambiente do lugar onde o passageiro costuma transitar, e por último e mais importante as terríveis manchas ocasionadas por queda de alimentos ou bebidas.
FONTES ECOLÓGICAS
Todos nós sabemos que a maioria dos materiais utilizados na fabricação e produção de veículos causa impactos ao meio ambiente, e ainda existem muitos mitos que estão presentes nessa discussão principalmente quando o assunto é cobertura de bancos em couro.
Acreditem ou não ainda existem muitos leigos e “fanáticos” ambientalistas que acreditam que o couro utilizado nesse tipo de tecido é extraído de animais e a verdade é que o couro usado na cobertura dos bancos de veículos automotivos é 100% artificial.
Graças aos avanços da indústria têxtil a utilização de plástico trouxe mais versatilidade na fabricação e durabilidade dos tipos de tecido que podem fazer parte da sua escolha e estar dentro do seu check list.
TEMPO DE DIREÇÃO
O tempo de direção é fator primordial na escolha do tecido adequado, até porque se o condutor passa mais de 3 horas ininterruptas por dia ao volantes deve sentir o peso que é dirigir sem conforto, isso pode prejudicar a curto, médio e longo prazo a vida do condutor e dos seus passageiros.
Acredito que se você já dirigiu um carro com bancos de tecido em um dia quente sentiu que suas roupas ficam molhadas e deixam também os bancos úmidos, a curto prazo isso não é tão incômodo assim, mas a longo prazo os bancos podem reter esse suor, deixando mau cheiro e podendo até manchar roupas brancas.
Esses bancos de tecidos também não são aconselhados para carros cujos condutores costumam transitar ou visitar ambientes de praia ou piscina ou que tenham crianças que costumam comer no interior do veículo.
PESO DOS OCUPANTES
É importante saber o peso e o tamanho das pessoas que costumam sentar principalmente no banco do condutor, pois isso pode contribuir para antecipar o fim da vida útil da cobertura do seu banco.
Escolher um material resistente com boa qualidade e garantia, verificar a quantidade de peso que o tecido suporta, sem dúvidas esse é um dos detalhes que não pode e nem deve jamais faltar no seu checklist, pois irá garantir que seu dinheiro seja bem investido e que dure bastante tempo.
FACILIDADE NA LIMPEZA
A escolha do tecido para nosso carro passa diretamente pela facilidade de limpar, se você já teve um veículo mais antigo com bancos em tecido simples provavelmente chegou a perceber o banco sujo com manchas de suor ou de alguns restos de alimento.
Esse tipo de sujeira é difícil de limpar e provavelmente será necessário tirar o banco para lavar, pagar a alguém para fazer uma lavagem a seco ou arriscar fazer uma lavagem por conta própria sem os produtos especiais e podendo manchar ou deixar o estofamento encharcado com odores muito desagradáveis.
Nesse sentido, sem dúvidas os bancos forrados com tecido em couro sintético são muito mais fáceis de limpar e caíram no gosto dos condutores brasileiros por essa versatilidade e praticidade, a limpeza diária é mais prática e consiste basicamente em passar um pano com limpador especial.
RESSECAMENTO DOS BANCOS
O ressecamento dos bancos é outro fator importante na escolha do tecido para cobrir o banco do seu carro, isso deve ser considerado não só por quem não dispõe de garagem coberta, até porque o Brasil é um país com um sol que costuma brilhar forte em todo território nacional e nem sempre conseguimos espaço ou disponibilidade de estacionamentos cobertos.
Quem tem carro sabe que, seja nas grandes capitais ou nas cidades do interior é realmente muito difícil encontrar um estacionamento coberto confiável e que seja de baixo custo. Em muitas situações é necessário deixar o carro por um momento na rua e com toda certeza em algum momento o sol forte irá brilhar sobre os bancos do seu carro.
Seja para um carro de uso profissional, para passeios familiares ou até carros esportivos com fins de diversão para colecionadores, o fato é que hoje existe um tipo de tecido para cobertura de estofados automotivos para cada gosto e cada tipo de necessidade.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre o mundo dos carros.
Até a próxima!