Via: Um Como
Os automóveis têm cada vez mais componentes eletrônicos, algo que faz uns anos estava reservado para os carros de alta gama; por isso, se nosso veículo inundar, teremos mais complicações ainda na hora de recuperá-lo. Se passar esta circunstância, terá que ser muito cuidadoso para não fazer algo que possa agravar ainda mais os danos no automóvel.
Com precaução, tente tirar a água do interior do automóvel o quanto antes, com o fim de evitar que componentes eletrônicos enferrujem e estraguem. Abra todas as portas do veículo, inclusive a do porta-mala, para ajudar a secar tudo o quanto antes.
Até que não tenha seguido todos esses passos não ligue o motor, nem sequer coloque a chave no contato, já que isto colocaria o sistema eletrônico em movimento, podendo ocorrer um curto-circuito por causa da água.
Temos que desligar a bateria do carro, o coração do sistema eletrônico, para eliminar qualquer risco de dano por causa da inundação do carro.
No motor, uma das ações mais importantes se o carro inundar, consiste em retirar as velas para ajudar a tirar a água dos cilindros.
De qualquer forma, devemos proceder com muito cuidado para secar -com ajuda de panos- todas as partes onde a água tenha chegado. Temos que ser muito cuidadosos na hora de retirar a umidade de todos os conectores e componentes eletrônicos.
Se o carro inundar, é muito provável que a água tenha contaminado o tanque do combustível. Devemos comprová-lo tirando dois litros. Se vemos que se misturou com a água, devemos extrair todo combustível e voltar a colocar novo.
Também devemos comprovar que o óleo está livre de água. Se vemos que os níveis estão por cima do máximo e, além disso, o líquido apresenta uma cor marrom clara, podemos ter a certeza que a água chegou ali e temos que trocar o óleo.
No caso de inundação do carro, o cano do escapamento é provável que esteja cheio de água. Se tiver a possibilidade de levantar o veículo pela parte da frente, para que o líquido saia de forma natural, faça isso. Se não, teremos que desmontar o escapamento para esvaziá-lo.
Além disso, também devemos lavar o interior do carro: bancos, tapetes, e inclusive desinfetá-lo para evitar problemas posteriores depois da inundação do automóvel.
Fonte: Um Como | www.auto.umcomo.com.br
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br