O PET é um dos polímeros plásticos mais conhecidos por todos, especialmente por sua utilização na fabricação de embalagens de refrigerantes conhecidos como garrafas PETs e que dentre as caraterísticas se destaca por seu alto potencial de reciclagem.
As fibras extraídas desse processo de reciclagem já deram origens a peças de roupas e diferentes objetos ecologicamente corretos e hoje podem ser encontradas também na indústria automobilística, ao ponto de quase 100% dos veículos que saem das montadoras hoje no Brasil utilizarem o material.
O PET e os revestimentos automotivos
Quando você entra em um carro produzido recentemente o PET está presente nos carpetes que revestem o assoalho do veículo, incluso aí o porta-malas e em breve esse uso deve ser expandido também para a fabricação de revestimentos automotivos.
Os processos de reciclagem, assim como em outros setores produtivos, se desenvolvem através do tempo alcançando resultados de maior qualidade, permitindo assim uma maior variedade de usos dos materiais resultantes.
Para a indústria automotiva esse avanço traz apenas benefícios. Muito além da questão ambiental atribuída a esse tipo de material, para o segmento, que trabalha com o modelo “just-in-time”, a disponibilidade e o valor da matéria-prima são fatores fundamentais.
Hoje, na produção de carpetes, por exemplo, o poliéster fabricado através da reciclagem do PET cumpre um papel fundamental. Sem a matéria-prima restaria aos produtores importarem a fibra virgem de outros países o que acarretaria em um maior custo e ainda poderia resultar em desabastecimentos temporários.
Além dos benefícios aos produtores o material apresenta uma alta qualidade e resistência, comprovada por rigorosos testes que verificaram sua capacidade de resistir ao calor e até mesmo ao atrito provocado pelo contato dos calcados com suas superfícies.
Como o desenvolvimento prometido pela indústria do PET, dentre em breve o material terá condições de atender também as partes que necessitam de maior delicadeza no acabamento, como no caso dos revestimentos automotivos, com a mesma qualidade encontrada em outros tecidos.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos automotivos.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br