Tapeçaria Automotiva, saiba tudo sobre revestimentos automotivos, tecidos de auto e como lucrar neste segmento

Tapeçaria Automotiva, saiba tudo sobre revestimentos automotivos, tecidos de auto e como lucrar neste segmento

Descubra tudo o que sabemos sobre revestimentos automotivos nestes nossos 50 anos de experiência e comece você também a sua história de sucesso.

Sabe-se que o que ofício de tapeçaria é milenar, desde a antiguidade é realizado em vários povos:  Egito, Índia, Grécia e China. Quer aprender mais sobre o assunto e ver se o Revestimento Automotivo é para você?

Então você veio ao lugar certo, já que neste artigo você vai aprender:

  • Origem do Tapeceiro
  • A Profissão de Capoteiro
  • O que são Revestimentos Automotivos
  • Materiais para Revestimentos Automotivos
    • Tecido
    • Couro
    • Sintético
    • Espuma
    • Dublagem
    • Bordados
  • Ferramentas e Componentes para Revestimentos Automotivos
    • Componentes internos e externo
    • Ferramentas utilizadas
  • Tipos e modelos de carrocerias mais utilizadas;
  • Estruturas e Revestimentos

OS PRIMEIROS TAPECEIROS

Determinar quando surgiu a necessidade do homem em revestir os objetos não é uma tarefa das mais fáceis, mas com certeza, esta necessidade está ligada ao conforto, a estética e a busca por um acabamento versátil.

Os primeiros estofadores, como eram conhecidos os atuais tapeceiros, tinham uma posição de destaque em relação aos outros artesões nas cortes, pois eram os responsáveis pelo estofamento e forração dos mais diversos móveis, além de tapetes e cortinas de cada ambiente.

As cadeiras com enchimento e tecidos nas suas armações, por exemplo, surgiu no século 16. Os sofás, por sua vez, somente no século 18, começaram possuir almofadas encaixadas e braços estofados em crina de cavalo, sendo mais confortáveis do que os de coxins de basteamento e preso por fitas.

Por volta do século 19, o estofamento se tornou mais espesso, e os pespontos grossos nos sofás substituídos por botões, que mantinham o enchimento mais firme. As molas de fio de metal substituíram os antigos sofás que mostravam a armação do assento.

Já o revestimentos automotivos, fica mais fácil determinar, ele está intimamente ligado com a revolução industrial e o surgimento dos primeiros veículos motorizados no século 19. As grandes transformações geradas nesse período culminaram numa mão de obra mais especializada, e se tratando de revestimentos automotivos surge a figura do capoteiro.

A PROFISSÃO DE CAPOTEIRO

Capoteiro é o profissional que vende, fabrica ou reforma capotas, estofamentos e outras partes do revestimento de automóveis. Entre suas atribuições estão a montagem e desmontagem da tapeçaria de carros, caminhões, ônibus e vans.

Indivíduo que vende, fabrica ou reforma capotas, estofamentos e outras partes do revestimento de automóveis.

A maioria dos atuais profissionais iniciaram como tapeceiro de móveis e migraram com o tempo para a área automotiva. Quase não há escolas voltadas para tapeçaria automotiva no Brasil. As técnicas tem sido passadas de pais para filhos há anos. Gerando uma escassez de profissionais.

Ser um profissional de revestimentos automotivos requer muito conhecimento técnico em confecção e instalação de tecido, couro e sintéticos. Habilidades como confecção de moldes, corte de materiais e acabamentos. Além de funilaria de auto.

Neste artigo você conhecerá tudo que precisar saber para criar, aperfeiçoar a sua tapeçaria automotiva e se tornar um tapeceiro de sucesso.

 O QUE SÃO REVESTIMENTOS AUTOMOTIVOS

Revestimento é tudo que pode ser usado para proteger e/ou dar acabamento. Existe uma infinidade de possibilidades de revestimentos desde tecidos, peles de animais até os sintéticos que imitam, satisfatoriamente, os artigos feito de couro. E, no segmento automotivo não é diferente.

Os revestimentos automotivos devem visar sempre o conforto do usuário, um acabamento condizente com o estilo do veiculo e a personalidade do proprietário sem deixar de lado o quesito segurança especificado em normas e manual do fabricante de cada montadora.

É imprescindível que o capoteiro conheça muito bem as diversas opções de materiais, ferramentas e os benefícios dos revestimentos automotivos para orientar corretamente ao cliente no ato da venda e para executar um serviço de excelência. Continue lendo este artigo e descubra tudo que é necessário para fazer uma instalação de alta qualidade.

MATERIAIS PARA REVESTIMENTOS AUTOMOTIVOS

O QUE SÃO TECIDOS AUTOMOTIVOS?

Primeiramente, tecido é uma estrutura produzida pelo entrelaçamento de um conjunto de fios de urdume e outro conjunto de fios de trama, formando ângulo próximo a 90°.

Urdume – Conjunto de fios dispostos na direção do comprimento do tecido.

Trama – Conjunto de fios dispostos na direção da largura do tecido.

Tecidos automotivos são todos aqueles que são usados para revestir internamente o veículos, existe uma variedade de possibilidades. Abaixo listamos os tecidos automotivos mais utilizados pelo setor automobilístico e pelos tapeceiros automotivos:

  • Malharia Circular;
  • Camurcinha;
  • Softprene;
  • Tear;
  • Helanca;
  • Suede Amassado.

Saiba mais, aqui:

Checklist definitivo como escolher o melhor tecidos automotivos na hora de revestir

O QUE COURO?

O couro é um material natural que é obtido exclusivamente de pele animal, usado como matéria-prima na confecção de roupa, calçados, móveis etc. Ele passa por vários processos, conhecido como curtume: salga, remolho, depilação, caleiro, desencalagem e acidificação, antes da utilização pelas mais diversas industrias.

SINTÉTICO PVC (POLICLORETO DE VINILA)

O policloreto de vinila, conhecido por cloreto de vinila ou policloreto de vinil; designado pela sigla PVC (Polyvinyl chloride) é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo. É um material muito versátil utilizado nos mais diversos segmentos.

É comumente conhecido como: Couro sintético, courvin, vinil e couro ecológico.

As opções de não tecidos vão desde os revestimentos mais tradicionais às linhas mais sofisticadas; variação de textura e cores, acabamento, conforto e beleza.

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ESPUMA (PU)

Poliuretano, ou simplesmente PU, é um polímero unido por ligações uretanicas e é muito polivalente na industrial mundial.

A espuma de PU é muito utilizada no revestimento de autos, além de ser usada para forração interna, também é acoplada aos tecidos e sintéticos, dando mais estruturas e gerando mais conforto e acabamento final, através do processo de acoplagem da espuma, conhecido como Dublagem.

Ficou interessado e quer saber mais? leia nosso poste sobre o tema:

Poliuretano para Banco de Carro

DUBLAGEM / ACOPLAGEM

A dublagem é a união de dois ou mais substratos, normalmente tecidos, através de cola, filme e até mesmo, fogo, e é muito utilizada na indústria têxtil há décadas, enriquecendo o tecido e garantido maior firmeza, modelagem e resistência.

São muitos os substratos disponíveis para o processo e infinitas as possibilidades de combinação dos produtos.

Os processos de dublagem são também variados e dependem das características desejadas para o produto final. Compõem esses processos os produtos mais diversos, desde adesivos de EVA, hotmelt, poliuretano termofixo (PU) e termoplástico (TPU), dentre outros. As resultantes destas transformações são vistas nos mais diversos segmentos: Automotivo, Calçadista, Têxtil, Hospitalar, Moveleiro entre outros.

Há vários processos de produção para dublagem e os mais conhecidos são:

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Dublagem PUR

É o processo de dublagem industrial que utiliza cola. Garantindo um produto flexível e impermeável.

Dublagem a Fogo

A dublagem a fogo é a mais utilizada no seguimento automotivo, pois permite o toque original, mantem a respirabilidade do material, boa resistência à lavagem.

Dublagem Acrílica

Excelente processo de dublagem, não altera características de toque ou maciez. Indicado para materiais porosos: tecidos, couros, espumas laminadas ou torneadas e vinil, pois proporciona ótima adesão e resistência ao produto acabado.

Dublagem Termofilme

Utilização de filmes termo-colantes oferecem alta adesão, sendo o processo de dublagem que possibilita a utilização no maior número de matérias primas, muito utilizada no segmento: Calçadista, Vestuário e Moveleiro.

REVESTIMENTOS AUTOMOTIVOS BORDADOS

Bordado, é basicamente, desenhar uma imagem usando agulha e linha, o bordado enriquece o acabamento, proporcionando personalização e sofisticação ao produto têxtil. Bordar é uma arte artesanal e milenar que com os avanços tecnológicos ganhou escala e otimização do tempo.

Principalmente, para o setor automotivo. Por ser tratar de um setor dinâmico, o tempo se tornou um forte limitador, a premissa que “tempo é dinheiro” resume bem o dia a dia do tapeceiro automotivo. Onde a maioria dos processos dependente da execução manual.

Otimizar o tempo é algo de extrema importância para se ter sucesso neste segmento. Hoje é possível encontrar no mercado boa variedade de tecidos e sintéticos bordado, o que facilita a montagem de bancos, portas e etc… contribuindo para uma maior produtividade do tapeceiro de auto, uma vez que não precisar ficar parando as etapas de montagem para bordar por horas e maquinas de costura com 1 2 0u 3 agulha.

A abaixo listamos os bardos mais usados pelos tapeceiros automotivos e mais solicitados pelos clientes destes:

Bordado para Revestimentos Automotivos: Mosaico, Diamante, Tech, Tron, Monaco, Super Sport, Prestige e RS.

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COMPONENTES E FERRAMENTAS PARA REVESTIMENTOS AUTOMOTIVOS

COMPONENTE DO SISTEMA DE TAPEÇARIA AUTOMOTIVA (INTERNA / EXTERNA)

INTERNA EXTERNA
Revestimento da porta Porta
Maçaneta da porta Espelho retrovisor externo
Fechadura Para-choque dianteiro
Espelho retrovisor interno Faróis e lanternas
Vidro da porta Para-choque traseiro
Cinto de segurança traseiro Lanterna traseira
Cinto de segurança dianteiro (3 pontos) automático Teto solar
Revestimentos laterais das colunas B e C Frisos laterais
Revestimento do teto Aerofólios
Revestimento do compartimento de bagagens Revestimentos de para lamas
Bancos dianteiros
Assento do banco traseiro
Fechadura da tampa dianteira
Fechadura da tampa traseira
Encosto do banco traseiro
Revestimento do assoalho (carpe)
Painel
Canaletas de vidro

FERRAMENTAS UTILIZADAS NA TAPEÇARIA AUTOMOTIVA

Grampos, presilhas e fechos são responsáveis por fixar e suportar uma ou mais peças, de acordo com a necessidade. Elas são fabricadas normalmente em plástico, mas também em metal, de acordo com o local a ser aplicado.

FERRAMENTAS UTILIZADAS NA TAPEÇARIA AUTOMOTIVA NA INSTAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE AUTO OU SEJA, TECIDOS AUTOMOTIVOS

Infelizmente algumas partes do setor automotivo não reconhecem a importância delas.

As vezes a presilha acaba sendo mais importante que a peça a ser fixada. Imagine que você trocou toda sua forração interna, colocando materiais de qualidade superior, mas esqueceu de trocar as presilhas e quando menos se espera essa forração se solta, trazendo barulhos e inconvenientes a você e seus passageiros.

Quando houver troca de itens que necessitem de presilhas para sua fixação é aconselhável realizar a troca de todas que compõem o conjunto.

FERRAMENTAS UTILIZADAS NA INSTALAÇÃO DE REVESTIMENTOS AUTOMOTIVOS

Montar e desmontar o painel, forros de porta e outros detalhes de acabamento, exige paciência e ferramentas adequadas.

Geralmente os clips de fixação são frágeis e desmontá-los da maneira incorreta causam a quebra, além disto, quando utilizamos uma ferramenta com ponta de metal para trabalhar com plásticos, a chance de riscá-los e danificá-los é grande.

Por isso existem no mercado alguns kits interessantes que podem ajudar!!!!

São espátulas fabricadas em plástico e em vários formatos e ângulos, que servem para retirar os itens de acabamento com o cuidado necessário e sem danificá-los.

Especialmente úteis para eletricistas e instaladores de som, que precisam desmontar quase todo o interior do carro para um resultado final primoroso

TIPOS E MODELOS DE CARROCERIAS MAIS UTILIZADAS;

É fundamental que o tapeceiro automotivo, capoteiro conheça bem os tipos de carrocerias existente para poder ofertar o melhor tipo de acabamento para cada veículo.

ESTRUTURAS E REVESTIMENTO DE AUTO

ESTRUTURA DO BANCO DIANTEIRO

Os assentos são basicamente compostos por uma estrutura metálica com dispositivos de ajuste (principalmente um reclinador), onde são encaixadas as almofadas (espuma moldada de poliuretano) e as capas. Contêm, ainda, os cintos de segurança, apoios de cabeça e airbags laterais.

Sua produção envolve cinco áreas de manufatura, altamente especializadas:

Estrutura: composta pelo assento e pelo encosto, aos quais são adicionados os mecanismos de ajuste. A estrutura é, em geral, metálica, feita de tubos, arames e chapas finas, envolvendo processos de corte, conformação e soldagem.

Mecanismos de ajuste: são usados em pontos que suportam o peso do corpo ou requerem ajuste de posição: reclinadores para o encosto, trilhos para mover o assento para frente e para trás, e diversos mecanismos para ajuste de altura, dos apoios de cabeça e do braço e do suporte lateral. Compõem a parte mais sofisticada do conjunto. As etapas de desenvolvimento e homologação são bastante rigorosas e demoradas, pois são peças relacionadas à segurança do veículo.

Espuma pré-moldada: refere-se a todas as partes de espuma que compõem o assento e o encosto. São feitos, em geral, de poliuretano usando moldagem por injeção. O mesmo pré-moldado pode ser produzido com diferentes densidades para maior conforto. Os apoios de cabeça e braço também são feitos de espuma.

Corte e costura (Capas): esta atividade envolve o corte otimizado dos tecidos em diversas peças, que por sua vez serão costuradas, formando as capas dos bancos e apoios. Os materiais usados são tecidos, vinil ou couro.

REVESTIMENTO DE ASSOALHOS

 Revestimento de assoalho ou forração tem como primeiro objetivo o isolamento térmico, em segundo o isolamento acústico e por fim o acabamento que, normalmente, é feito pelo carpete moldado. Mais ainda pode existir outras opções.

ISOLAMENTO ACÚSTICO E TÉRMICO

Feltro, isolamento de ruído, dublado com betume maior resistência. Ou com adesivo termocolante que auxilia na montagem; com alumínio isolamento térmico; com manta asfáltica isolamento térmico e maior resistência.