Saúde do carro – Manutenção preventiva vs manutenção corretiva

A manutenção do carro é um procedimento que todo proprietário precisa realizar em algum momento.

Como toda máquina, os automóveis também sofrem desgaste com o tempo e o uso, o que pode ocasionar queda de desempenho ou mesmo quebras.

Por isso você deve estar atento quando seu cliente levar o carro até a sua oficina, para entender a necessidade do veículo de manutenção preventiva ou mesmo corretiva dos componentes do carro, como o revestimento automotivo.

Cuidando da saúde do carro com a manutenção

·         Manutenção preventiva

É aquela realizada preventivamente, ou seja, antes mesmo que algum problema venha a ocorrer.

Ao manter o cuidado constante com o automóvel, o proprietário consegue detectar previamente problemas com maior potencial de gravidade.

Assim, esse tipo de manutenção para o carro se mostra como uma grande aliada, tanto da vida útil do automóvel quanto do bolso do proprietário, por evitar, inclusive, prejudicar outros componentes.

·         Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é ideal para solucionar um problema que já existe, pode ser por falta de manutenção preventiva ou por algum tipo de acidente.

Geralmente a manutenção corretiva exige que o carro fique parado na oficina por mais tempo e demanda troca de peças e componentes.

Além de mais demorada, é, portanto, mais cara e gera maiores incômodos e dores de cabeça ao proprietário.

Manutenção preventiva é apenas para a mecânica?

Quando falamos em manutenção preventiva para o carro é comum pensarmos apenas nos componentes mecânicos.

O tapeceiro automotivo deve compreender e oferecer a seus clientes o procedimento no que se refere a revestimentos automotivos, peças fundamentais para o conforto e a segurança ao dirigir e que sofrem grandes desgastes.

A manutenção preventiva procura deixar o revestimento sempre em bom estado, de forma a manter sua qualidade e evitar o agravamento da situação.

Furos e rasgos, por exemplo, deixam exposta a espuma injetada e, assim, torna-se um local perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

Quando isso ocorre, em vez da troca do revestimento automotivo, é preciso, também, trocar seu estofamento.

Assim, é importante que o tapeceiro mostre a seus clientes que realizar a manutenção periódica do revestimento do carro é importante para sua saúde, conforto, segurança do carro e do bolso.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações sobre o revestimento automotivo.

Até a próxima!

Postado por: Loja JB | www.lojajbtecidos.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *