Durante o verão praias de todo o país ficam lotadas de turistas que buscam relaxar e descansar, com o pé na areia e vista para o mar. Se os benefícios para o corpo e mente de uma temporada na praia são incontáveis, o mesmo não ocorre com os automóveis que podem ter suas áreas externa e interna prejudicadas pelas condições existentes no litoral.
Para preservar o estado dos veículos é importante que logo após o retorno de viagem sejam realizados procedimentos de higienização que previnam o surgimento de problemas mais graves em diferentes componentes, como no tecido automotivo, por exemplo.
Hoje em dia prestar um atendimento atencioso é parte importante para conquistar e fidelizar clientes, por isso aproveite essa época do ano para passar orientações sobre os cuidados que seus clientes devem ter ao voltar da praia, mostrando que se importa e criando um diferencial para o seu negócio.
Cuidando de automóveis que retornam da praia
Nas áreas litorâneas existem alguns inimigos para os automóveis, sendo que enquanto alguns agem mais sobre a lataria, por exemplo, outros afetam os componentes internos e o tecido automotivo, sendo importante se atentar para realizar uma higienização completa evitando o surgimento de problemas.
Na parte externa a maresia, vento que transporta micro gotas da água do mar, é a grande vilã contribuindo para acelerar a oxidação dos componentes metálicos ocasionando assim ferrugens. Aqui as peças mais afetadas são o estabilizador, a suspensão, o amortecedor e o escapamento, sendo que no caso desse último pode ocorrer inclusive o apodrecimento.
Embora afete com maior intensidade o exterior do veículo, a maresia também pode afetar o interior, levando assim o sal presente na água do mar para os componentes internos e revestimentos automotivos, sendo possível sentir sua presença ao encostar-se aos bancos por exemplo.
Além do sal, a areia e a umidade presente no corpo dos banhistas também são prejudiciais aos tecidos automotivos, sendo que no segundo caso, a depender do tecido automotivo aplicado, a ocorrência de mofos e o desgaste do estofado, pode inclusive exigir trocas completas de revestimento.
Além das ações preventivas que devem ser adotadas na praia, por exemplo evitando o contato direto do corpo ou roupa de banhos úmidos diretamente nos bancos do veículo e procurando não entrar como o corpo sujo de areia, quando da volta da viagem é importante realizar os cuidados necessários.
A lavagem nesses casos deve ser completa, sendo que na parte externa é importante se atentar para que os grãos de areia não causem riscos à tintura, enquanto no interior para uma melhor lavagem é recomendado que os bancos sejam retirados, o que aumenta o tempo do processo contudo irá garantir uma higienização bem feita e completa.
No interior ainda, é recomendado que o aspirador seja passado em todas áreas, do chão ao teto, lembrando que os grãos de areia grudam com facilidade e remover os mesmos pode exigir dedicação e paciência.
Embora os cuidados possam ser considerados básicos é importante alertar seus clientes para que sejam realizados de fato, uma vez que o sal e areia, por exemplo, aderem aos componentes e ali permanecem afetando o estado dos mesmos que podem vir a se estragar e assim exigir uma soma de investimento muito mais alta que as ações preventivas.
Orientar e se preocupar com seus clientes é uma das formas mais rápidas de fidelizar os mesmos e garantir que seus serviços sejam recomendados, por isso invista nessa ideia!
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br