A indústria automobilística movimenta anualmente altas cifras que a tornam um dos principais setores da economia global, tanto pelo seu poderio econômico como também por sua influencia e no Brasil esse cenário não poderia ser diferente.
Mesmo com a recente crise vivida no país que provocou uma redução significativa na venda de veículos zero quilômetro, hoje estamos no mesmo patamar de produção e venda desse tipo de veículo desde 2009. Ainda assim, segmentos específicos como o mercado de luxo e de semi-novos, mostraram uma boa resiliência e comprovam a demanda por esse tipo de produto.
Vale lembrar ainda, que as montadoras e vendas de veículos acabados são responsáveis por gerar toda uma rede de serviços e produtos que buscam atender as necessidades dos donos de veículos, como as mecânicas, lojas de acessórios e tapeceiros automotivos, por exemplo.
Isso ocorre porque além das necessidades de manutenção em casos de danos e quebras, muitas vezes a relação do proprietário com seu automóvel vai muito além do seu aspecto funcional, sendo possível observar nas ruas o cuidado em que os veículos são tratados.
Um bom desempenho é fundamental, mas a beleza e a parte estética não ficam para trás, sendo que nesse último aspecto os tecidos automotivos cumprem função primordial.
Os tecidos automotivos e a estética do carro
Os tecidos utilizados para o revestimento de automóveis ajudam a conferir ao veículo conforto e beleza, sendo possível a aplicação de diferentes tipos de acordo com a necessidade e desejo do consumidor.
Além das qualidades inerentes a cada tipo, hoje é possível encontrar uma variedade considerável de cores e estampas disponíveis, possibilitando que os proprietários deixem o interior de seus automóveis de acordo com a sua personalidade.
Em um momento onde as individualidades são valorizadas e a busca pelas quebras de padrões é cada vez mais comum, especialmente pelas novas gerações, acessórios que permitem a personalização de bens de consumo de massa, podem ser extremamente atraentes no mercado.
Além desse fator, a estampa em tecidos voltados ao revestimento automotivo cumpre um importante papel para aqueles que necessitam reformar o estofamento de modelos de veículos mais antigos, mantendo assim seu aspecto original.
Isso ocorre porque hoje é possível encontrar reproduções fieis a estampas utilizadas em modelos que já são considerados clássicos e em sua época conquistaram uma legião de compradores.
Essa opção vai muito além da questão puramente estética e envolve o valor de revenda dos veículos, sendo então primordiais que as estampas sejam idênticas as originais, assim como os materiais utilizados no revestimento.
Em um país com uma grande frota de automóveis como o Brasil, as possibilidades existentes no mercado de produtos e serviços que atendem os donos de veículos são incontáveis e os revestimentos de automóveis contribuem para alimentar ainda mais esse rico segmento da nossa economia.
Ficou com dúvidas ou tem sugestões? Faça um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br