Via: Meu Usado Novo
A força gerada no motor de um carro precisa ser transferida para as rodas do carro, certo? Mas em qual, ou quais, rodas essa transferência é feita? Depende! De maneira simplificada, são três os tipos mais comuns de tração nos carros vendidos no mercado brasileiro: somente nas rodas dianteiras, somente nas rodas traseiras, ou tração nas quatro rodas.
Essa variação acontece devido às característica de cada uma delas, que podem ser mais adequadas para determinados tipos de uso ou veículo.
Tração Traseira
Um carro com força motriz nas rodas traseiras e motor na dianteira, na grande maioria das vezes, possui eixo cardã, que nada mais é do que um tubo metálico que interliga a força do motor transferida pelo câmbio, para os eixos traseiros do veículo, entregando força às rodas. Esse tipo de tração é cada vez mais rara em carros de passeio, ao oposto do que acontece com as caminhonetes, como S-10, Hilux e companhia, que utilizam predominantemente esse sistema. Os saudosos Chevrolet Omega, Opala, Maverick, entre outros, também eram movidos por tração traseira.
Vantagens da tração traseira
Se as caminhonetes utilizam predominantemente esse sistema, deve haver um motivo, certo? Exato! Como esse tipo de veículo carrega carga, às vezes alcançando uma tonelada, é importante que a carga esteja sobre as rodas que exercerão a força de aceleração, para que elas não deslizem ao acelerar, principalmente em subidas e pisos escorregadios, como cascalho ou lama. As versões mais caras dessas caminhonetes, costumam contar com tração nas quatro rodas que é o ideal para sair de um atoleiro, por exemplo.
Quer outra vantagem da tração traseira? Ela é melhor para carros com potências elevadas, acima de 300 cavalos, pois durante uma aceleração forte, o peso do carro é transferido para trás, nas rodas traseiras, proporcionando menos tempo perdido em derrapagem na arrancada, além de ser mais divertida nos autódromos.
Tração Dianteira
O motor do carro é instalado sempre à frente do veículo, enviando forças para as rodas motrizes dianteiras. Isso possibilita um sistema mais compacto e mais leve, concentrando o maior peso do carro nas rodas dianteiras. A tração dianteira é encontrada, geralmente, nos carros de passeio vendidos no Brasil, desde um popular da década de 80, como um Fiat 147 ou um Gol até a um carro top de linha e moderno, como um Toyota Corolla ou Ford Fusion.
Vantagens da tração dianteira
Sua grande vantagem é deixar o carro mais econômico tanto para construir, consequentemente impactando no seu preço de custo, como também no consumo de combustível por possuir menos componentes, como o eixo cardã, que acabam desperdiçando energia.
Com a ausência do eixo cardã, alguns veículos conseguem inclusive ter o assoalho plano no banco traseiro, como no caso de alguns Honda Civics, proporcionando mais conforto para o ocupante que senta no banco do meio. Além disso, ele tem um maior espaço interno decorrente do conjunto mais compacto do motor. Outra grande vantagem é o seu comportamento mais neutro e amigável durante condução, com menos chances de ocorrer a típica (e perigosa!) escapada de traseira — ou seja, este tipo de tração também é mais segura para a maioria dos motoristas.
Fonte : Meu Usado Novo | www.meuusadonovo.com.br
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br