Comprar um carro usado é sempre uma ótima opção para adquirir modelos superiores a um preço inferior.
Muitos consumidores, porém, fogem dessa opção por acreditarem ser uma compra arriscada.
Afinal, o que fazer se o veículo apresentar algum desgaste que não foi notado no momento da compra?
Fique calmo, procure por seus direitos!
Grande parte da resistência dos consumidores diante da compra de um veículo usado se deve ao desconhecimento de seus direitos.
Assim, acreditam que, caso após a compra apareçam problemas no motor, revestimento automotivo ou outros componentes, terão de arcar com o prejuízo.
Essa movimentação, contudo, é resguardada e prevista em lei.
Quando da compra em concessionária ou revenda, a transação é resguardada pelo Direito do Consumidor.
Ou seja, aquele que fez a compra de um veículo usado tem os mesmos direitos daqueles que optam por um zero.
Já em transações de pessoa para a pessoa, deve-se buscar a proteção do Código Civil.
• Garantia na compra de pessoa física
Quem compra diretamente de pessoa física tem um garantia legal de 30 dias, mesmo que a movimentação não esteja documentada.
O prazo para reclamar de defeitos aparentes, como furos e rasgos no revestimento automotivo, por exemplo, também é de 30 dias.
Já de problemas ocultos, o prazo se inicia a partir da data a qual eles foram encontrados.
Se os problemas não forem resolvidos em 30 dias após a reclamação, o consumidor tem o direito de:
1. Exigir a troca do veículo por outro de mesmo padrão;
2. Efetuar o cancelamento da compra;
3. Receber um desconto proporcional ao problema.
• Garantia na compra em revendas
Na compra em revendas e concessionárias, os direitos acima também são válidos.
Estabelecimentos que vendem veículos usados costumam oferecer garantia legal de 90 dias, para problemas preexistentes à compra.
Já em seminovos é comum que ofereçam por contrato uma garantia adicional de 6 meses.
Lembrando que essa garantia é válida sobre TODOS os componentes, e não apenas sobre motor ou câmbio.
• Transferência garantida de fábrica (H3)
Algumas montadoras oferecem garantias com prazos longos.
Com isso, muitos seminovos são vendidos com elas ainda dentro da validade.
A boa notícia é que essas garantias são repassadas ao novo dono sem prejuízos!
Ou seja, além da garantia legal, ainda há a segurança da garantia de fábrica para sua nova aquisição.
• Especificação na nota fiscal
Alguns estabelecimentos, ao venderem automóveis usados, colocam na nota fiscal a informação “venda no estado”.
Isso quer dizer que o veículo que está sendo vendido não se encontra em perfeitas condições.
Se isso ocorrer, solicite que os problemas sejam listados na nota fiscal. É uma proteção para quem compra e para quem vende.
A compra de um carro usado pode ser uma excelente opção. Mas é preciso ter conhecimento da total condição do veículo.
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Até a próxima!
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