Conhecer as partes do carro a fundo permite que você faça o melhor uso do veículo e tome as melhores atitudes em caso de quebras e outros incidentes inesperados.
Algumas peças e componentes são amplamente conhecidos. Outrosdespertam as mais diversas dúvidas, como no caso da sonda lambda.
Muito prazer, sonda lambda
O motor do carro funciona a partir de pequenas explosões internas que ocorrem a partir da mistura combustível, pressão e oxigênio.
São essas explosões que permitem que os pistões se movam para cima e para baixo e coloquem o carro em movimento.
A quantidade de ar necessária em relação ao combustível varia. A alterada acontece de acordo com as condições encontradas, sejam elas ambientais ou do funcionamento do veículo.
A solução para esse problema foi a invenção de uma das mais importantes partes do carro, fundamental para alcançar o melhor desempenho: a sonda lambda.
Atuando como um sensor, a peçaidentifica a quantidade de oxigênio residual presente em combustíveis.
Quando o valor é alto, significa que a mistura está “pobre”. Para equilibrar essa condição, é enviado menos oxigênio ao motor.
Já quando a quantidade é baixa, a mistura é considerada “rica”. Como consequência, há um maior consumo de oxigênio durante a movimentação do automóvel.
Essa taxa alta ou baixa influencia diretamente no consumo do combustível.
As variações propiciadas pela sonda permitem alcançar o melhor rendimento dos motores, o que contribui para o uso adequado de combustíveis.
E isso é bom para seu bolso e para o meio ambiente.
Criada em 1976 por uma grande empresa alemã, configura-se como uma das peças de carros mais importantes e, quando apresenta problemas, alguns sinais são visíveis:
- Oscilação da marcha lenta;
- Perda de potência;
- Aumento do consumo de combustível.
Nesses casos, a melhor solução é procurar ajuda especializada para a realização de um diagnóstico correto.
Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para saber mais sobre o funcionamento dos carros e seus acessórios como os revestimentos automotivos.
Até a próxima!
Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br