Você usa o GPS toda vez que dirige?

Você-usa-o-GPS-toda-vez-que-dirige

A popularização dos smartphones fez com que muitos motoristas passassem a fazer o uso do GPS durante suas viagens, mesmo dentro das cidades.

Os aplicativos que cumprem essa função são úteis não apenas para nos levar a destinos desconhecidos como também nos ajudam a fugir do trânsito ao indicar a rota mais rápida.

A não ser pela polêmica em torno das indicações de radares e agentes de fiscalização por alguns dos aplicativos.

O uso do GPS e a atividade cerebral

Um recente estudo conduzido pela University College London (UCL), instituição que figura entre as 50 melhores do mundo, mostrou que o GPS pode afetar nossa capacidade cerebral.

Calma! Isso não é motivo para jogar seu aparelho fora ou correr para desinstalar os aplicativos, ele não está enviando ondas ao seu cérebro ou algo do tipo.

Na pesquisa, 24 voluntários foram convidados a dirigir um simulador que imitava o distrito de Soho, em Londres, enquanto suas atividades cerebrais eram monitoradas.

Em um primeiro momento os voluntários dirigiram sem o uso do GPS e contaram apenas com seus conhecimentos sobre o local.

Ao entrar em vias desconhecidas, os pesquisadores perceberam que partes importantes do cérebro humano, como o hipocampo e córtex pré-frontal, registravam picos de atividades.

Quando os voluntários se limitaram a seguir instruções do GPS, no entanto, não houve aumento nas atividades dessas regiões cerebrais.

Segundo os cientistas responsáveis, isso ocorre porque, quando seguimos as coordenadas do GPS, não há necessidade de nosso cérebro entender ou memorizar os caminhos.

Também não é preciso se preocupar em se perder ou como será o caminho de volta, uma vez que o aparelho o guiará.

Ou seja, além de dificultar a memorização de ruas, tanto o hipocampo quanto o córtex pré-frontal ficam “desligados” e não se exercitam.

A conclusão? O uso do GPS é ótimo e pode facilitar muito as nossas vidas, mas que tal passar a utilizá-lo apenas quando realmente precisar e, dessa formar, permitir que seu cérebro se exercitar um pouquinho?

Sua memória agradece!

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para mais dicas como essa.

Até aproxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *