Volkswagen Fusca pode se tornar um modelo 100% elétrico nos próximos anos

Via: Notícias Automotivas

Volkswagen Fusca pode se tornar um modelo 100% elétrico nos próximos anos

Nada mais lógico e natural. O recente pronunciamento de Herbert Diess, em entrevista para o site britânico Autocar, reforça aqui que já se suspeitava, o Fusca pode vir num futuro não muito distante como um modelo 100% elétrico. Segundo o presidente da Volkswagen, disse: “A próxima decisão sobre carros elétricos será o tipo de conceitos emocionais que precisamos”.

Para Diess, o termo “emocional” se refere aos clássicos do passado, que marcaram a história da Volkswagen e de gerações de fãs. No centro de todos eles, é claro, está o Käfer, ou melhor, o Beetle. Se você já havia percebido o movimento da marca nessa direção, saiba que ele será muito mais amplo do que se imagina, visto que o CEO se referiu não só ao Fusca, mas também ao Buggy e outros carros abertos, sendo a publicação inglesa citando até o militar Kübelwagen.

Se voltarmos ao álbum de recordações da VW, logicamente este terá uma longa lista de opções de elétricos. E isso não será necessariamente um problema, dado que a partir da plataforma modular MEB, feita apenas para elétricos, o limite será a imaginação e o saudosismo dos designers. Diess afirmou: “Se quisermos fazer um Beetle, eletricamente seria muito melhor do que o modelo de hoje, muito mais próximo da história, porque poderia ter tração traseira”.

Há muito tempo que a Volkswagen tenta resgatar parte de seus clássicos em releituras atuais, mas a tarefa nunca foi fácil por conta dos custos e da engenharia, onde a tração dianteira impera sobre os automóveis atuais. “Temos uma boa chance no lado elétrico. Você pode fazer derivativos de forma eficiente. Temos uma plataforma muito flexível. Podemos fazer coisas agradáveis: tração traseira, tração dianteira, tração nas quatro rodas”, conta Herbert Diess.

Volkswagen Fusca pode se tornar um modelo 100% elétrico nos próximos anos

Realmente as possibilidades para a Volkswagen sobre a plataforma modular MEB são enormes. A referência à tração traseira parece empolgar a VW, já que traz de volta uma das características principais do Fusca, que assim surgiu nos anos 30 e com ela continuou até 2003, quando o último exemplar do clássico saiu de Puebla.

Em 1997, ainda com a geração antiga (e famosa) sendo feita no México e o recente “Fusca Itamar” voltou ao limbo, a Volkswagen relançou o Beetle sob plataforma do Golf, mas com tração dianteira. O estilo “new age” não empolgou muita gente. Alguns anos depois, surgiu a geração atual, que está se despedindo.

Aqui, este chegou como Fusca, nome que fez até parte da imprensa vislumbrar uma motorização menor para um carro mais popular. Não, o foco lá (fora) e cá sempre foi ser exclusivo. Quem sabe o próximo Käfer, agora elétrico, retorne à sua proposta original. Ou seja, atender as massas. Embora como elétrico, que clássicos da VW você gostaria de ver novamente em linha?

Fonte: Notícias Automotivas | www.noticiasautomotivas.com.br
Postado por: Loja JB  | www.lojajbtecidos.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *